Encontre sua Pousada para o Réveillon

Restaurante Terra Sem Mal

Loading…

Missão:           Oferecer uma vivência sensorial em nosso espaço com produtos produzidos com o carinho de quem aprecia essa experiência.

Visão:             Produzir cachaças, azeite e embutidos de suínos que sejam iguarias na mesa.

Valores:         
– Divulgar os produtos e produtores da Serra da Mantiqueira.
– Colaborar com o turismo gastronômico da região.
– Viabilizar a produção de suínos de alta qualidade em liberdade.                         
– Produzir derivados da cana de açúcar, cultivada e escolhidas manualmente.
– Produzir um azeite com qualidade internacional.

Sobre nós:

Somos filhos de fazendeiros e desde pequenos aprendemos a amar a terra.

Diria Chico Buarque eternizado na voz de Milton Nascimento:

Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão

Quando começa a nossa história

No início da década de 1990, na Toscana, jantando na casa de amigos, foi servido um azeite cujo aroma e frescor jamais havia experimentado no Brasil. Esse amigo, Luca, abriu a janela e mostrou as árvores onde era produzido aquele óleo maravilhoso.

Essa vivência permaneceu na lembrança. Passaram-se dez anos, quando meu irmão e hoje sócio me convidou para visitar e possivelmente comprar uma propriedade em Gonçalves, Minas Gerais, dizia que o lugar era paradisíaco, que tinha nascentes e cachoeiras. Fui e durante a viagem, a lembrança da Toscana voltou como uma visão e o desejo de tentar fazer um azeite de qualidade no Brasil apareceu, não conhecíamos nada sobre o assunto. Pesquisando, descobrimos a cidade mineira de Maria da Fé também na Mantiqueira e a Fazenda da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) cujos agrônomos tinham experiência com oliveiras e a fazenda já produzia mudas. Depois de muito estudar e ver que poucos produtores acreditavam na produção azeite por aqui, decidimos comprar o terreno e nos arriscar a iniciar o plantio de nossas oliveiras.

Mas como plantar e como manejar o terreno íngreme e acidentado por pessoas que viviam e trabalhavam na cidade de São Paulo, foi quando apareceu o Claudemir da Fazenda, técnico em agronomia e que ao longo desses anos tem sido fundamental para o sucesso de nossa empreitada.

Plantamos as oliveiras de espécies de origem espanhola e italiana Arbequina e Grappolo para fazer um blend

Passado algum tempo introduzimos a criação de suínos em liberdade, plantamos de cana e construímos nosso alambique.

Vinte anos se passaram, muitas dificuldades, muito aprendizado e muita vontade de proporcionar o mesmo prazer de experimentar um azeite fresco em um lugar onde possamos olhar o olival e ao mesmo tempo desfrutar de boa gastronomia e uma cachaça que esperamos, leve nossos frequentadores à mesma altura da Serra da Mantiqueira.

Aos poucos vamos transformando esse pequeno sítio em nossa Terra Sem Mal

Caio & Marina                                                             Jacy & Gisele

O nome “Terra Sem Mal”: Na realidade para nossos índios guaranis Terra Sem Males ou Guajupiá, na mitologia guarani a terra sem males corresponde ao mito de uma terra onde não haveria fome, guerras ou doenças.

A lenda guarani inspirou um de nossos proprietários a escrever o romance Terra Sem Mal publicado pela editora xxxx em 20xx. O nome vinha bem a calhar pois quando íamos ao nosso refúgio tínhamos a sensação de estar indo a esse paraíso.

Nós esperamos que você desfrute da nossa terra e se sinta nesta Terra Sem Mal.

Nossos produtos

Azeite

Nossas azeitonas são colhidas manual e precocemente, permitindo um azeite mais frutado, com sabor de azeitona fresca, um amargo e picante típicos de nosso cultivar. Fazemos um blend cuja principal azeitona é a grappolo, uma oliva com origem em Pistoia na Toscana, Itália, região que produz os melhores azeites do mundo. Somando-se às qualidades da Grappolo nosso blend é completado pela espécie Arbequina da região de Arbeca na Catalunha Espanha. O cultivo dessas duas variedades além de dar um sabor interessante permite uma polinização mais adequada por ocasião da florada.

Suínos

Nossa paixão pela agricultura se soma ao amor pela pecuária, a decisão pela suinocultura foi motivada pela influência da culinária ibérica em nossas vidas, a ideia de podermos fazer nossos próprios embutidos veio imediatamente a mente.

A dúvida que surge, qual raça deveríamos criar, aonde vamos conseguir sabor na carne? No Brasil o suíno branco de granja, criado em confinamento intensivo desde o nascimento, abatido precocemente, pois a lucratividade é mais importante que o sabor, é o padrão. Novamente a lembrança de nosso paladar nos remete ao presunto pata negra e aos leitões assados em Portugal na região da Bairrada.

Aonde conseguir um porco semelhante, com gordura bem distribuída, entremeada no músculo?  Novamente a solução estava por aqui mesmo, a EMBRAPA, em Santa Catarina, seleciona linhagens especiais para charcutaria particularmente a MO25C e que também resgatou a raça de suínos Moura, descendentes diretos de animais ibéricos e com as mesmas características de marmorização da carne, ideal para a produção de embutidos. O cruzamento dessas duas “raças” dá origem a um animal especial para essa finalidade. “Importamos” de Santa Catarina, cachaços moura e matrizes MO25C e passamos a criar suínos com muita qualidade genética e nossos produtos mostram essas qualidades. As características da carne refletem, além da questão genética, aquilo que o animal come e a forma como ele vive. Nossos porcos são criados em liberdade, com manejo que preza o bem estar. Podem chafurdar na lama, correr, andar e brincar à vontade.

Cachaça

A ideia da produção de cachaça veio bem depois, algumas pequenas áreas de nossa propriedade não estavam sendo aproveitadas e decidimos pelo cultivo da cana de açúcar, o desejo de fazer um produto tipicamente brasileiro foi o pensamento natural. O cultivo em regiões com topografia acidentada não é usual pois a mecanização desse tipo de lavoura é fundamental para a sua viabilidade econômica. Por outro lado, essas dificuldades fazem com que o nosso cultivar tenha características peculiares. A altitude, o cultivo manual e o intervalo extremamente curto entre o corte e a moagem produz uma cana com sabores intensos além disso a água utilizada para a diluição da garapa nasce em nossa propriedade e é de uma pureza a toda a prova e dão origem a uma cachaça com características sensoriais únicas.

Açúcar mascavo, rapadura e melado.

Novamente nossas lembranças da infância influenciaram nossas escolhas, as festas de Igreja tão tradicionais em Minas, os doces e pé de moleque feitos com rapadura….

 O Restaurante

Sentar-se à mesa com a família ou amigos para comer e conversar talvez seja o hábito, depois que o fogo foi dominado, mais antigo da humanidade e seguramente um dos mais carinhosos. Nossa comida espelha as nossas origens e as nossas lembranças afetivas, nosso restaurante reflete essas memórias.

Sentar-se à mesa com a família ou amigos para comer e conversar olhando as montanhas da Mantiqueira e as nossasoliveiras aumenta muito a sensação de bem estar que uma boa comida e uma boa cachaça nos trás.

Sentar-se à mesa com a família ou amigos para comer e conversar podendo experimentar alimentos frescos de produtores da região amplia essa sensação de prazer.

Nosso restaurante foi concebido para trazer o suíno em sua plenitude, aproveitado integralmente. Apresentamos uma culinária contemporânea com produtos frescos, sazonais, produzidos nas cidades que nos cercam, Gonçalves, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal especialmente harmonizados com nossas cachaças e drinks. Fazer com que essa experiência seja única é nossa meta.

O compromisso com  o desenvolvimento do turismo gastronômico da serra da Mantiqueira é um de nossos ideais,  dai a utilização e venda de produtos da região, locais como Cervejaria Tres Orelhas e Bauzeira, Fazenda do Retiro etc são produtos que merecem ser prestigiados e reverenciados pela sua qualidade.

 
 

INFORMAÇÕES

Whatsapp 12 98152-4066
www.azeiteterrasemmal.com.br/

 Aceita cartões  
Estr. do Sertãozinho, Km 2 – 8, Gonçalves  

 

OUTROS ESTABELECIMENTOS

Loading…